quarta-feira, 7 de agosto de 2013

1º capítulo= O Primeiro dia de aula.













Um grupo de quatro  garotas, aproximava-se do portão da Escola, onde vários alunos aguardavam o toque de entrada.
Era o primeiro dia de aula e estar entre amigos trazia uma sensação boa de segurança. A ansiedade presente, era latente no ar, como pequenos choques e os alunos demonstravam o nervosismo de várias maneiras: falando alto, ficando mudo, andando de um lado pra o outro ou formando pequenos grupos de conhecidos. Neste dia o essencial era manter a calma e controlar  os ânimos...
As quatro garotas eram bem diferentes. Cada uma  com suas características físicas bem distintas e personalidades muito marcantes: a primeira era magra, a pele muito branca, cabelos castanhos esvoaçados e encaracolados com roupas muito usadas, a segunda era gordinha, cabelos ruivos e longos vestida com roupas muito compridas, a terceira era negra de cabelos crespos e estava vestida com roupas muito justas e a quarta era morena, tinha cabelos lisos muito  curtos e vestia roupas simples e descontraídas...
O grupo conversava animadamente, pois desde a 1ª série estudavam juntas. A garota magra era Júlia...
-Júlia, será que vamos ter todas as aulas?- perguntou a morena.
- Não me diga que você quer cabular aula logo no primeiro dia Flora!- ralhou a ruiva.
-Ai Gema... Quem me dera ter essa oportunidade... – respondeu Flora – estamos no centro da cidade! na Conde da Boa Vista! Tem muita coisa pra gente ver e fazer por aqui rsrsrs
-Olha não me venha com essa idéia de ficar andando por ai! – ralhou Gema.
- Pois é Flora, a Gema tem razão! Não andamos tanto pra ficar batendo perna por ai, gazeando aula!
- Falou Jú! – apoiou a garota negra – Afinal, temos muiitoo pra ver por aqui! – e rindo vez um gesto apontando um grupo de garotos que conversavam bem perto delas.
Júlia ignorou o comentário de Graça. Estava com saudades da Escola, dos Professores, dos colegas e de Lara.
- Pena que a Lara não está aqui com a gente... – murmurou saudosamente.
As outras amigas a olharam e concordaram, memeando a cabeça em consentimento. Lara era a amiga que faltava naquele grupo, era negra  como Graça, mas tinha olhos verdes, parecia uma boneca, estava com a mesma idade de Júlia, mas aparentava ser bem mais velha. Infelizmente, abandonara a escola pra viajar pro exterior... somente Júlia sabia o que realmente tinha acontecido com a amiga, as outras pensavam que ela tinha sido adotada.
- Trrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiimmmmmm!!
Pelo menos a correria era mesma que em sua outra escola, quando a companhia tocava. Os alunos entraram apressados procurando seus nomes nas portas das salas.
A escola era muito diferente do Costa Porto... Júlia observou a nova escola com interesse, enquanto sua amigas iam à frente.
- Pedro Augusto... Nova fase de minha vida! – murmurou Júlia distraída.
Avistou as colegas na porta da sala, lendo a lista de nomes muito preocupadas...
- Jú, você não ta aqui... – Falou Flora nervosa.
- Olhem direito meninas! Não é hora de brincadeiras... - e aproximando-se, começou a procurar seu nome na lista.
- Eu disse! Seu nome não tá na lista! – Flora começou a desesperar-se – Não podemos ficar separadas! Sempre estudamos juntas...
- Achei! – Gritou Graça – chamando as colegas pra porta da outra sala.
Júlia não queria piorar as coisas, procurou controlar o nervosismo e foi até outra sala, procurando na lista que Graça apontava. Seu nome estava no 1º ano B . Era verdade, ficaria separada de suas amigas...
- Ai Jú! O que vamos fazer sem você? – choramingou Gema.
Precisava esconder a decepção das amigas. Uma onda de terror queria tomá-la, mas não podia desesperar-se. Suas amigas estariam na sala ao lado...
- Vamos entrando pessoal! – O professor estava chamando pra sala, tentando organizar o tumulto em frente a sala. Parando junto das amigas perguntou:
- Já acharam a sala? Se for 1º ano A eu vou começar a aula, venham!
As garotas relutaram pra entrar, mas tinham de ir.
- Vão meninas! Eu vou ficar bem! Nos vemos no intervalo...
E encarando a entrada da sala, respirou fundo e entrou na sala do 1º ano B.

QUERIDO DIÁRIO
05/02/1990
Hoje foi o 1º dia de aula e detestei!!
Sabe o que aconteceu?
Me colocaram em outra sala, longe de minhas amigas...
No intervalo fui falar com o pessoal da secretaria e sabe o que disseram? Não fazemos mudanças!
O que vou fazer? Minhas amigas tão todas na outra sala, aiiii acho que a maré de azar voltou... Mas, pensei que só fosse durar até fazer 14 anos... depois desaparecia... Mas não, ta me acompanhando... Não bastou a viagem pra casa de Vó Eulália ter sido suspensa? Meu aniversário em janeiro foi horrível, mamãe não tinha dinheiro pra fazer nem um bolo e olha que papai ta trabalhando, mas a inflação come tudo! Tem tanto zero no dinheiro que resolveram mudar o nome dele e algumas notas tem que vir carimbadas... Papai ganha o salário, mas quando pega o dinheiro ele já não vale nada... E pra completar, ainda fico longe de minhas amigas, com um monte de mal encarados...
Nunca fiquei no fundo da sala, mais foi lá que sentei hoje, não queria ninguém me olhando...
Meu primeiro dia de aula foi um caos!!


Nenhum comentário: